Pronome Inderteminador do Sujeito e Pronome Apassivador

18-05-2009 14:25

A maioria dos candidatos se sentem inseguros diante da palavra "se"; eles têm toda razão, pois o tal do "se" apresenta muitas classificações, então, quando você vir um "se" em sua prova, pare tudo e concentre-se.

Neste artigo falaremos de apenas duas classificações para o famoso "se!", a saber: pronome indeterminador do sujeito (PIS) e pronome apassivador (PA).

Ocorre PIS com três tipos de verbo, são eles: transitivo indireto (VTI), de ligação (VL) e intransitivo (VI). Observemos alguns exemplos:

a) Precisa-se de muitos professores nas escolas públicas.

b) Era-se, por alguns instantes, feliz.

c) Vive-se com conforto neste lugar.

Nos três exemplos, percebemos a presença de VTI, VL e VI, respectivamente. Observe também que esses verbos devem estar na 3ª pessoa do singular e que sabemos que alguém precisa de professores, alguém era feliz e alguém vive com conforto; todavia, não conseguimos identificar com precisão quem seja essa pessoa, logo temos um sujeito indeterminado e esta indeterminação se dá pela presença do pronome "se".

Já em,

d) Forram-se botões

temos verbo transitivo direto (VTD), quem forra forra alguma coisa, e o sujeito paciente é botões. Repare que a concordância se dá entre verbo e sujeito, apesar de a oração estar na voz passiva pronominal. Esta mesma frase na voz passíva analítica fica assim: "Botões são forrados". Agora, fica mais claro perceber que realmente "botões" é o sujeito da oração em questão.

Portanto, o "se", na letra d, é pronome apassivador.

Não se esqueça de que é fundamental saber a transitividade do verbo e a semântica da frase para conseguir distinguir o PIS do PA. Para aqueles que não lembram da transitividade verbal, recomendo a leitura do artigo abaixo e também nossa Vídeo-aula sobre o assunto.

Forte Abraço,

Prof. ELiane Vieira

Outros Artigos:

"Novo Acordo Ortográfico: o que muda?"

"A transitividade Verbal nos Concursos e Vestibulares"

"Como Passar em Concurso?"

 

Voltar