A Transitividade Verbal nos Concursos

16-05-2009 13:18

Transitividade verbal não cai puramente em provas. Nos dias atuais, não encontramos nas provas questões do tipo: "Qual a transitividade do verbo amar?" Todavia, é necessário saber tal assunto para resolver questões que envolvem regência verbal, crase, pronome apassivador e indeterminador do Sujeito.

Vejamos, como exemplo, a questão a seguir:

(TJ/SP) Marque a única frase onde a Regência Verbal está correta.

a) Responda todas as perguntas.

b) Eu lhe vi ontem, no cinema.

c) Essa lei visa ao progresso da nação.

d) Você deve obedecê-lo em tudo

e) Ele prefere sofrer do que denunciar um amigo.

O tema central é regência, porém o cadidato precisa ter domínio de transitividade para conseguir achar a resposta correta. Observe:

Na letra "a", o verbo Responder é Transitivo Indireto (VTI), o seu complemento deve ser um objeto preposicionado (OI); portanto, " Responda a todas as perguntas.

Na "b", Ver é Transitivo Direto (VTD), ou seja, quem vê, vê alguém. Logo, o complemento correto é aquele sem preposição (OD). Correção: "Eu o vi ontem, no cinema".

Já na "c", o verbo Visar - no sentido de objetivar, acarretar - é transitivo Indireto; exige-se um complemento preposicionado (OI). A frase contida na letra C está correta.

Letra "d", Obedecer é verbo transitivo indireto (VTI), admite-se somente Objeto Indireto (OI). Aqui há problema, pois o complemento do verbo é objeto direto representado pelo pronome oblíquo "lo". Temos de corrigir para: "Você deve obedecer-lhe em tudo".

Na última alternativa, o verbo preferir é transitivo direto e indireto (VTDI), ou  seja, quem prefere prefere alguma coisa a outra. A correção se dá assim: "Ele prefere sofrer a denunciar uma amigo".

O importante não é só decorar regrinhas ou conceitos como também estar apto a relacioná-los e usá-los com inteligência e categoria. Os alunos menos atentos poderiam comentar com seus amigos ou professores que ele decorou a transitividade de um monte de verbos e não foi cobrado na prova; contudo atestamos que não é bem assim.

Forte Abraço,

Prof. Eliane Vieira

Voltar

Deixe seu comentário

Data 20-05-2010

De Alessandra Batista

Assunto Transitividade dos verbos

Responder

A explicação foi muito boa porém, eu tenho dificuldade em achar a transitividade do verbo com preposiçao e sem preposição, usando somente " Quem responde responde alguma coisa" ou a alguma coisa", pra mim, as duas formas estão corretas. Como saber a hora de colocar a preposição? Existe outra forma de conseguir achar a preposição sem ser dessa maneira?

Data 27-10-2009

De Ubirajara Teixeira Freitas

Assunto Flexão do numeral

Responder

como posso destinguir o numeral do artigo indefinido dentro de uma frase?

Data 04-09-2009

De gabi

Assunto estudo na internete

Responder

eu acho que devia colocar mas informaçães

Data 25-08-2009

De isabelle

Assunto transitividade verbal

Responder

eu achei muito interessante esse assunto pois vou fazer um trabalho com ele e vai sair muito bem